OS COROS ANGÉLICOS


 Quem são os anjos?

   Os anjos são as criaturas mais nobres criadas por Deus, são inteligentes e puramente espírito. Deus criou os anjos para ser honrado e servido por eles e para os fazer felizes eternamente. Os anjos não têm forma nem figura alguma sensível, porque são puros espíritos, criados por Deus para subsistirem, sem estar  unidos a corpo algum. Nós representamos os anjos com formas sensíveis por duas razões: primeiro para auxiliar a nossa imaginação; e segundo porque assim aparecerem muitas vezes aos homens, como relatam as Sagradas Escrituras. Algo a se observar é que os anjos, embora não tenham sexo, por serem criaturas sem corpo, sempre que apareceram, tomaram uma forma masculina, ou seja, apareceram como homens, por isso devemos ter boas referências de imagens e representações deles e evitar as que tantos vemos nos dias de hoje, como imagens de anjos afeminados e andróginos.

   Pela simples razão humana não é possível saber da existência dos anjos, sabemos de sua existência através da revelação na Tradição da Igreja e nas Sagradas Escrituras. Embora a revelação seja o único meio de sabermos que os anjos existem, pela nossa inteligência podemos compreender que é muito conveniente crer que hajam criaturas que preencham uma lacuna entre Deus e os homens. 

   Os anjos foram submetidos a uma prova. No momento da mesma, muitíssimos destes espíritos permaneceram fiéis a Deus; mas muitos outros pecaram. Seu pecado foi de soberba, querendo ser iguais a Deus e não depender d'Ele. Os espíritos fiéis chamamos de Anjos bons ou Espíritos celestes, ou simplesmente Anjos, foram premiados com a felicidade da glória. Os espíritos infiéis, chamados Demônios, com seu chama que se chama Lúcifer ou Satanás, foram lançados fora do Céu e condenados ao inferno por toda a eternidade.

A hierarquia dos anjos

   Deus na sua infinita sabedoria fez todas as criaturas de maneira desigual, assim, os vegetais são superiores aos minérios, os animais superiores aos vegetais, os homens superiores aos animais e os anjos superiores aos homens. Entre as criaturas de uma mesma espécie também há a desigualdade, assim, alguns homens são mais próximos de Deus do que outros, o maior exemplo disto é a Santíssima Virgem Maria, que sendo uma criatura humana, é superior a todos os outros homens por ter sido concebida sem a mancha do pecado original. No céu os mais santos recebem uma glória maior que os menos santos, embora todos gozem da visão beatífica. 

   Essa desigualdade entre os anjos está bem definida em uma hierarquia com 9 graus distintos que chamamos de Coros Angélicos, e são eles:

   -Anjos: Os santos anjos recebem as ordens dos coros superiores e as executam, também eles tem a função de anunciar as coisas menos importantes, por ser o grau mais baixo na hierarquia, os santos anjos estão mais próximos dos homens. Nesta espécie se encontra o nosso Anjo da Guarda.

   2°-Arcanjos: Os Arcanjos são aqueles que anunciam as coisas de grande importância, nesta espécie se encontra os únicos anjos os quais sabemos o nome que são: Miguel, Gabriel e Rafael.
   
   3°-Virtudes: São os anjos que realizam os milagres.

   -Potestades: São aqueles anjos que tem a função de impedir que os demônios tentem aos homens na medida em que gostariam de o fazer.

   5°-Principados: Estes tem a função de presidir os quatro coros angélicos inferiores, e assim, transmitir a eles os desígnios de Deus.

   6°-Dominações: São os que dominam os Principados.

   7°-Tronos: Assistem aos juízos divinos e executam mais diretamente os seus decretos.

   8°-Querubins: Estes contemplam a Deus mais de perto.

   9°-Serafins: São os anjos mais perfeitos e mais próximos de Deus.


   

Comentários

Postagens mais visitadas