AS SETE VIRTUDES


    Há duas espécies de virtudes. A virtude natural, que é o hábito adquirido que nos facilita a prática do bem. E temos a virtude sobrenatural, que é infundida por Deus na alma em estado de graça e dá valor sobrenatural a nossos atos.

   As virtude teologais, assim chamadas porque se referem a Deus, e são chamadas também de virtudes sobrenaturais, são as seguintes: 

   -Fé: A virtude teologal da Fé consiste em aderir a nossa inteligência às verdades reveladas por Deus através da historia, em especial na Tradição da Igreja, desde Adão e Eva, passando pela Antiga Aliança com a Lei Mosaica, os profetas e etc. Até chegar na encarnação do Verbo, na redenção de Nosso Senhor na Cruz, na sua gloriosa Ressurreição e Ascenção ao Céu, até a revelação ser encerrada com a morte do apóstolo e evangelista São João.

   -Esperança: Esta é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos Céus e a Vida Eterna como nossa verdadeira felicidade, colocamos toda nossa confiança nas promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

   -Caridade: Sendo esta a virtude mais importante de todas, é a que consiste no amor a Deus sobre todas as coisas por ele mesmo, e no amor ao próximo por causa de Deus. Como nos diz São Paulo em ICor,13:8; "A Caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom de línguas cessará e o dom da ciência findará". Isto é, no Reino dos Céus não haverá mais a Fé, pois todos já possuiremos a visão beatífica, não haverá mais Esperança, porque já não teremos o que esperar, haverá somente a Caridade.

   As virtudes cardeais, assim chamadas porque são como o princípio e o fundamento das outras virtudes, podendo ser naturais ou sobrenaturais. A palavra "Cardeal" tem origem latina (Cardo) e significa Conexão/Encaixe. Estas virtudes consistem em quatro, e são elas:

   -Prudência: A Prudência é a virtude que dirige toda ação ao devido fim, e que por isso procura os meios convenientes para que a ação seja em tudo bem feita, e portanto aceita pelo Senhor.

   -Justiça: A Justiça é a virtude pela qual damos a cada um o que lhe é devido.

   -Fortaleza: A Fortaleza é a virtude que nos dá coragem para não temer perigo algum, nem a própria morte, no serviço de Deus.

   -Temperança: A Temperança é a virtude pela qual refreamos os desejos desordenados de prazeres sensuais, e usamos com moderação dos bens temporais.

  Há também as virtudes anexas às 4 virtudes cardeais, que não irei expor nesta publicação pelo motivo de minha intenção ser explicar estes aspectos básicos da doutrina cristã de maneira resumida e simplificada àquelas pessoas mais simples.

Comentários

Postagens mais visitadas