AS BEM-AVENTURANÇAS
As bem-aventuranças evangélicas, ou atos determinadas virtudes aos quais Jesus Cristo prometeu, ainda nesta vida. Nosso Senhor propôs-nos as Bem-aventuranças para nos fazer detestar as máximas do mundo, e para nos convidar a amar e praticar as máximas do seu Evangelho. O mundo chama bem-aventurados aqueles que desfrutam abundância de riquezas e de honras, que vivem em delícias e que não têm nada que os faça sofrer. A bem-aventurança fundada na alegria da esperança certa de obter o prêmio eterno, são oito:
-Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino do Céu: Os pobres de espírito, segundo o Evangelho, são aqueles que têm o coração desapegado das riquezas; fazem bom uso delas, se as possuem; não as procuram com ânsia, se não as têm; e sofrem com resignação a perda delas, se lhes são tiradas.
-Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra: Os mansos são aqueles que tratam o próximo com brandura, e sofrem com paciência os seus defeitos e as ofensas que dele recebem, sem alteração, ressentimentos ou vingança.
-Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados: Os que choram, e todavia são chamados bem-aventurados, são aqueles que sofrem com resignação as tribulações, e que se afligem pelos pecados cometidos, pelos males e pelos escândalos que se veem no mundo, pela ausência do Céu, e pelo perigo de o perder.
-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados: Os que têm fome e sede de justiça são aqueles que desejam ardentemente crescer cada vez mais na graça de Deus e na prática das obras boas e virtuosas.
-Bem-aventurados os que usam da misericórdia, porque alcançarão misericórdia: Os que usam da misericórdia são aqueles que amam, em Deus e por amor de Deus, o seu próximo, se compadecem das suas misérias, assim corporais como espirituais, e procuram socorrê-lo segundo as suas forças e o seu estado.
-Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus: Os puros de coração são aqueles que não tem nenhum afeto ao pecado, sempre se afastam dele, e evitam sobretudo toda e qualquer espécie de impureza.
-Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus: Os pacíficos são aqueles que vivem em paz com o próximo e consigo mesmos, e procuram estabelecer a paz entre aqueles que estão em discórdia.
-Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino do Céu: Os que sofrem perseguição por amor da justiça são aqueles que suportam com paciência os escárnios, as censuras, as perseguições por causa da Fé e da Lei de Jesus Cristo.
Comentários
Postar um comentário