A GRAÇA E OS SACRAMENTOS
A Graça é um dom sobrenatural e gratuito que Deus infunde em nossas almas, pelos méritos de Jesus Cristo para conseguir a vida eterna.
Deus nos comunica a Sua graça principalmente por meio dos sacramentos.
Sacramentos por definição são os sinais visíveis (sensíveis) da graça de Deus sendo infundida em nossas almas através de pequenos ritos contendo matéria e fórmula. Nosso Senhor assim fez porque, sendo ele, a sabedoria encarnada, e sendo o Homem um composto de corpo e alma, seria muito proveitoso que nós pudéssemos ter esses sinais sensíveis. Como afirma Aristóteles e posteriormente reitera o maior doutor da Igreja, Santo Tomás de Aquino, "não há nada no intelecto humano que não tenha passado antes pelos sentidos".
Os Sacramentos instituídos por Nosso Senhor são sete :
1°-Batismo:
-O que é: O Batismo é o Sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.
-Efeitos do Batismo: O Sacramento do Batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também o atual, se o há; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter de cristão; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do Paraíso, e torna-nos capazes de receber os outros Sacramentos.
-Matéria do Batismo: A matéria do Batismo é a água natural, que se derrama sobre a cabeça do que é batizado, de maneira que escorra.
-Fórmula do Batismo: A fórmula do Batismo é esta : "Ego te baptizo in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti/Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.".
-Ministro do Batismo: Batizar compete ordinariamente por direito aos Bispos, Padres e Diáconos segundo o Código de Direito Canônico vigente (1983), mas, em caso de necessidade, qualquer pessoa pode batizar, seja homem ou mulher, até um herege ou um infiel, contanto que realize o rito do Batismo e tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja.
2°-Confirmação/Crisma:
-O que é: A Confirmação, ou Crisma, é o Sacramento que nos dá, o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo e nos faz perfeitos cristãos.
-Efeitos da Confirmação: Este Sacramento faz-nos perfeitos cristãos confirmando-nos na Fé, e aperfeiçoando em nós as outras virtudes e os dons recebidos no santo Batismo; e é por isso que se chama Confirmação. Também recebemos neste sacramento os 7 dons do Espírito Santo.
-Matéria da Confirmação: A matéria deste Sacramento, além da imposição das mãos do Bispo, é a unção feita na fronte da pessoa batizada com o Santo Crisma (óleo de oliveira misturado com bálsamo, e consagrado pelo Bispo na Quinta-Feira Santa); por isso, este Sacramento se chama também "Crisma", que significa "Unção".
-Fórmula da Confirmação: A fórmula do Sacramento da Confirmação é: "Signo te, signo Crucis et confirmo te Chrismate salutis, in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti/Eu te assinalo com o sinal da Cruz, e te confirmo com o Crisma da salvação, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
-Ministro da Confirmação: O ministro Ordinário do Sacramento da Confirmação é o Bispo, mas, em caso de necessidade, o Bispo pode delegar um Padre para ministrar o Sacramento.
3°-Eucaristia:
-O que é: A Eucaristia é o Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso Sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.
-Efeitos da Eucaristia: Os principais efeitos que a Santíssima Eucaristia produz em quem a recebe dignamente são estes: 1°. conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça, assim como o alimento material sustenta e aumenta a vida do corpo; 2°. perdoa os pecados veniais e preserva dos mortais; 3° produz consolação espiritual. A Santíssima Eucaristia produz em nós outros três efeitos, a saber: 1°. enfraquece as nossas paixões, e em especial amortece em nós o fogo da concupiscência; 2°. aumenta em nós o fervor e ajuda-nos a proceder em conformidade com os desejos de Jesus Cristo; 3°. dá-nos um penhor da glória futura e da ressurreição do nosso corpo.
-Matéria da Eucaristia: A matéria do Sacramento da Eucaristia é a que foi empregada por Jesus Cristo, a saber: o pão de trigo e o vinho de uva.
-Fórmula da Eucaristia: A fórmula do Sacramento da Eucaristia é: "Hoc est enim Corpus meum, Hic est enim calix Sánguinis mei/Isto é o meu Corpo, Isto é o meu Sangue".
-Ministro da Eucaristia: o ministro do Sacramento da Eucaristia é somente o Padre, ou, evidentemente, quem está acima do Padre, o Bispo.
4°-Penitência/Confissão:
-O que é: A Penitência, chamada também Confissão, é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.
-Efeitos da Penitência: Perdoa todos os nossos pecados (mortais e veniais) cometidos após o Batismo, nos fortalece na graça para combater as tentações e não tornar a cometer estes pecados.
-Matéria da Penitência: Distingue-se a matéria do Sacramento da Penitência em remota e próxima. A matéria remota é constituída pelos pecados cometidos pelo penitente após o Batismo, e a matéria próxima são os atos do próprio penitente, isto é, a contrição, a acusação e a satisfação.
-Fórmula da Penitência: A fórmula do Sacramento da Penitência é: "Ego te absolvo a peccatis tuis/Eu te absolvo dos teus pecados".
-Ministro da Penitência: O ministro do Sacramento da Penitência é somente o Padre, ou, evidentemente, quem está acima do Padre, o Bispo.
5°-Extrema-Unção:
-O que é: A Extrema-Unção é o Sacramento instituído para alívio espiritual e também temporal dos enfermos em perigo de vida.
-Efeitos da Extrema-Unção: O Sacramento da Extrema-Unção produz os seguintes efeitos: 1°. aumenta a graça santificante; 2°. apaga os pecados veniais e também os mortais que o enfermo arrependido já não possa confessar; 3°. tira a fraqueza e languidez para o bem, que permanecem ainda depois de se ter alcançado o perdão dos pecados; 4°. dá força para suportar pacientemente o mal, para resistir às tentações e para morrer santamente; 5° ajuda a recuperar a saúde do corpo, se isso for útil à salvação da alma.
-Matéria da Extrema-Unção: A matéria do Sacramento da Extrema-Unção é o óleo dos enfermos, consagrados pelo bispo na Quinta-Feira Santa.
-Como se administra a Extrema-Unção: Este Sacramento é administrado pelo sacerdote com diversas unções que correspondem aos sentidos externos do corpo.
-Fórmula da Extrema-Unção: A fórmula do Sacramento da Extrema-Unção é: "Per istam sanctam unctiónem et suam piíssimam misericórdiam, indulgeat tibi Dóminus quidquid per visa deliquísti, (audítum, odorátum, locutiónem, tactum et gressum)Amén/Por esta santa unção e por sua piíssima misericórdia perdoa-te o Senhor todos os pecados que cometestes pela... vista (ouvidos, olfato, falar, tato e passos)Amém".
-Ministro da Extrema-Unção: O ministro do Sacramento da Extrema-Unção é somente o Padre, ou, evidentemente, quem está acima do Padre, o Bispo.
6°-Ordem:
-O que é: A Ordem é o Sacramento que dá o poder de exercitar os ministros sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem recebe o caráter de ministro de Deus.
-Graus da Ordem: Chama-se Ordem este Sacramento porque consiste em vários graus, uns subordinados aos outros, dos quais resulta a sagrada Hierarquia. O supremo entre eles é o Episcopado, que contém a plenitude do Sacerdócio; em seguida o Presbiterado ou Sacerdócio simples; depois o Diaconato/Subdiaconato e as ordens que se Chamam menores.
-Matéria da Ordem: A matéria do Sacramento da Ordem é a imposição das mãos do bispo sobre o ordenado.
-Fórmula da Ordem: A fórmula deste Sacramento varia de acordo com o grau do ordenado*.
-Ministro da Ordem: O ministro do Sacramento da Ordem é exclusivamente o Bispo.
7°-Matrimônio:
-O que é: O Matrimônio é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos.
-Efeitos do Matrimônio: O Sacramento do Matrimônio produz os seguintes efeitos: 1°. dá um aumento da graça santificante; 2°. confere a graça especial para se cumprirem fielmente todos os deveres matrimoniais.
-Como se administra o Matrimônio: Este Sacramento, porque conserva a natureza de contrato, é administrado pelos mesmos contraentes, declarando na presença do próprio pároco, ou de outro Sacerdote devidamente autorizado, e de duas testemunhas, que se unem em matrimônio.
-Ministros do Matrimônio: Os ministros deste Sacramento são os mesmos esposos, que reciprocamente conferem e recebem o Sacramento.
Comentários
Postar um comentário